Alcançando pessoas um a um

NORUEGA
POR OM INTERNACIONAL

Na Noruega, a integração é um desafio para muitos imigrantes. Bente e outros cristãos começaram alcançando seus novos vizinhos e criando amizades para compartilhar o amor de Deus. 

“O estrangeiro que viver entre vocês deverá ser tratado como o nativo. Amem-no como amam a vocês mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” – Levítico 19:34 (NVI) 

De acordo com a Operation World, a alta qualidade de vida da Noruega atraí muitos imigrantes ao redor do mundo. A Noruega também é um país com raízes Cristãs, com 91,1% da população identificando-se hoje como Cristã. Imigrantes de outras religiões, portanto, deveriam ter muitas oportunidades de experienciar o amor de Deus. Mas, como Bente (Noruega) descobriu quando voltou de servir por nove anos com a OM na Índia, apesar de muitos refugiados de diferentes países Muçulmanos tenham se mudado para a Noruega, dificilmente qualquer seguidor de Jesus ou igreja estava alcançando-os, fazendo amizades, convidado-os para suas casas ou igrejas ou compartilhando as boas novas com eles. 

A verdadeira necessidade 

De acordo com Bente, o maior desafio para recém-chegados à Noruega é a integração. 

“Nós estamos falhando muito na integração,” ela disse. “Nós damos [aos imigrantes] o que precisarem financeiramente. Mas poucos [Noruegueses] viram amigos deles. E poucos de nós compartilham o evangelho com eles” Depois de visitar igrejas diferentes em sua cidade natal para ver como elas estavam alcançando seus novos vizinhos, Bente descobriu que nenhum delas estava. 

Vendo a necessidade, ela inaugurou noites internacionais em sua própria igreja depois de falar com seu pastor e reunir uma equipe de oito ou nove seguidores de Jesus. A equipe convidou pessoas de diferentes religiões e culturas para as noites internacionais na igreja. Pessoas de outros países eram convidadas a cozinhar e compartilhar fotos e histórias de seus países enquanto Bente e seu time compartilhavam o evangelho e tocavam música durante a noite. Membros da igreja foram convidados para que pudessem facilmente conhecer seus novos vizinhos, sentar-se com eles e esperançosamente começar a construir amizades. Os reuniões se tornaram muito populares, e quase 230 pessoas de 31 nacionalidades diferentes compareciam. 

Infelizmente, a equipe não viu muitos membros da igreja interessados em construir relacionamentos fora das reuniões com pessoas de outros contextos, ou não tinham certeza de como fazê-lo. Os imigrantes estavam animados com as reuniões e frequentemente diziam: “Muito obrigado por nos convidar!” e “POR FAVOR, venham e nos visitem.” Eles ansiavam por amizades e pessoas que se importariam o suficiente para os visitar em suas casas. Com uma pequena equipe, Bente iniciou visitas domiciliares onde eles iam de dois em dois e compartilhavam o evangelho e oravam pelas pessoas em suas casas. 

“Se toda a igreja estivesse envolvida, nós poderíamos fazer [as visitas domiciliares]. Mas se for apenas uma pequena equipe de dois, três, quatro, cinco pessoas, nós não podemos,” ela relembrou.

 Quando o cargo de líder da OM em Kristiansand, Noruega, abriu, foi imediatamente claro para Bente e seu marido que era da vontade de Deus, já que os permitiria alcançar os menos alcançados que agora se tornaram seus vizinhos. 

A escolha do local para a família também não foi aleatória. Eles sabiam que Deus estava chamando-os para se estabelecerem em Slettheia, que é o povoado mais ocupado por imigrantes em Kristiansand. Deus mostrou o lugar para o marido de Bente enquanto ele orava antes do seu trabalho. `

Um desafio para os cristãos 

Bente apontou que a igreja local na Noruega estava comprometida em enviar missionários e orar por missões ao redor do mundo, mas ainda assim pouco estava sendo feito localmente para alcançar aqueles que não conheciam a Cristo. Na opinião de Bente, isso pode estar relacionado a um medo de impor e possivelmente a um medo de pessoas de diferentes religiões. Outros simplesmente não sabem como começar a conversa. 

Para isso, Bente aconselhou: 

“Converse [com as pessoas]. É simples assim. Apenas diga ‘oi’, convide eles para um café, ou apenas se apresente e diga: ‘De onde você é?’ Você pode ser ousado. Não pense: o que eles vão pensar de mim? Pessoas amam ouvir sua história. Elas amam ouvir de sua experiência com Deus, e quem Ele é.” 

Compartilhando o amor de Deus através de amizades 

Através de amizades, Bente e sua pequena equipe de três esteve alcançando seus vizinhos nos últimos seis anos e intencionalmente orado por cada um deles e dito que estão disponíveis para ajudar caso preciso. Há várias formas da equipe se conectar com a comunidade e construir amizades. 

“Deus nos deu uma visão de começar a alcançar as crianças primeiro. Por isso que nós iniciamos a cinco anos atrás um acampamento gratuito para crianças na comunidade. Deus abriu as portas para a escola. Nós podemos alugar a escola de graça nas férias de verão por uma semana,” disse Bente. 

Eles também inauguraram cafés de línguas para mulheres – e recentemente para homens – onde um tema é discutido, e no final, um pouco sobre Jesus é compartilhado. 

Outras atividades incluem reuniões de ‘sabor e amizade’ (taste and friendship) onde a equipe convida pessoas para cozinhar pratos de sua terra natal ou ensinar outros a receita. 

Muitas pessoas compartilharam suas histórias de como estes encontros têm sido bom para eles. 

Vocês são a luz! 

O time da OM tem visto uma diferença na comunidade à medida que o amor de Cristo é compartilhado. Uma família do Sri Lanka compartilhou com Bente que nos 21 anos em que moraram na Noruega, ninguém nunca havia chegado até eles e dito ‘oi’ ou tentado conhecê-los. 

Uma vez no café de línguas, o tema era ‘luz’. Voluntários compartilharam sobre a importância da luz no nosso dia-a-dia e então como Jesus disse que qualquer um que anda em trevas não sabe onde está indo (João 12:35). 

Uma mulher de contexto Muçulmano exclamou: “É como se vocês fossem a luz. Vocês têm mostrado como viver nossas vidas.” Mais tarde ela decidiu seguir a Jesus. Outros testificaram que se sentem melhor após receberem uma oração. 

Bente e sua equipe hospedou 17 estudantes da Escola Bíblica de Bergen (Bergen Bible School) que vieram para aprender como compartilhar o amor de Deus através de algumas sessões de ensino e depois praticando o que aprenderam no café de línguas ou durante as visitas domiciliares. Um dos pontos altos foi quando uma mulher da Somália, que estava vivendo na Noruega por 27 anos, chegou no café no meio de uma das sessões de ensino sobre ‘Como compartilhar o evangelho para Muçulmanos’. Como uma Muçulmana, a mulher estava totalmente coberta por um niqab. Ela entrou na sala de aula e sentou-se com os estudantes, que olhavam para ela com espanto. Bente os apresentou uns aos outros e convidou o grupo para se conhecer melhor através de perguntas. 

“Eles estavam fazendo muitas perguntas uns para os outros e isso acabou por se tornar num tempo maravilhoso para os alunos,” relembrou Bente. 

A história de um casal de outra religião que, tendo decido seguir a Jesus, está agora falando para milhares de outras pessoas através das redes sociais, mostrou para Bente que alcançar apenas uma pessoa pode causar um impacto maior do que alguém pode imaginar. 

“Você pode alcançar alguém.” Ela disse. “E por que não estamos alcançando alguém? E por que eles estão apenas passando por nós? Por que não estamos dizendo nem um ‘olá’? Eu acho que nós estaríamos vendo muito mais se nós tivéssemos ousado sair, realmente ser a luz que Deus nos chamou para ser entre as pessoas.” 

Por favor ore conosco para que mais trabalhadores que tenham um coração para os menos alcançados se juntem a nossa equipe em tempo integral. Ore para que cristãos criem laços de amizades com seus vizinhos. Ore para que a luz de Cristo brilhe através do Seu povo. 

 

Lucie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A benção das equipes de curto prazo

Equipes de curto prazo desempenham um papel significativo em compartilhar esperança com os menos alcançados. Não importa se a viagem é curta ou o chão é duro, cada pessoa no Reino é útil. No Grande Cáucaso, Deus tem usado repetidamente equipes de curto prazo como desbravadores para preparar o caminho para o trabalho de longo prazo do Reino.

Leia Mais »

O chamado para compartilhar em outras culturas e idiomas

Arvin* e Cristina* são colombianos com uma rica herança familiar de seguidores de Jesus. Começando sua vida de casados no Equador, Deus os enviou para Kosovo, e depois para diferentes partes do Cáucaso. Nenhum momento de sua experiência dolorosa, supreendente, maravilhosa e cheia de oração foi desperdiçado enquanto confiam em Deus para alcançar outros.

Leia Mais »

Geração de discípulos

Aslan e seus discípulos começaram uma escola de discipulado no Grande Cáucaso. Os discípulos treinados na escola estão compartilhando com ousadia de sua fé, fazendo discípulos e começando estudos bíblicos em comunidades muçulmanas.

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.