Alcance geracional do evangelho

ORIENTE MÉDIO | POR ANDRÉIA COELHO

José* e o grupo de oração que ele ajudou a fundar em seu escritório no Oriente Médio são um testemunho notável de como a fé floresce mesmo em ambientes onde a liberdade religiosa é restrita. Através de uma simples prática durante os almoços onde as reuniões de oração foram transformadas em um movimento que tocou a vida de várias pessoas de diferentes partes do mundo.

Começo humilde e fé inabalável

Pouco depois de começar a trabalhar em uma nova empresa no Oriente Médio, José rapidamente notou algo diferente em dois de seus colegas filipinos. Recém-convertidos ao cristianismo, sua fé se refletia na maneira como trabalhavam: sempre pontuais, sorridentes, dispostos a ajudar e extremamente gentis. Essa atitude chamou a atenção de José e o motivou a sugerir a formação de um grupo de oração semanal durante a hora do almoço.

Eles decidiram se encontrar uma vez por semana, no escritório de José. O local oferecia alguma privacidade, apesar das paredes de vidro. No Oriente Médio, onde a oração é uma prática comum entre os habitantes locais, a iniciativa de Joseph não gerou oposição. “Orar não é incomum nesta área, onde os moradores costumam fazê-lo cinco vezes ao dia. Por conseguinte, o nosso grupo não colocou quaisquer problemas, nem para a empresa nem para as sensibilidades dos outros; ninguém se opôs a que nos encontrássemos nos quatro anos em que estive lá”, diz José.

Crescimento e expansão

 

Com o passar do tempo, outros cristãos começaram a participar das reuniões. A Palavra foi compartilhada por dez minutos e depois orou por cerca de vinte minutos. Eles pediram a Deus que se manifestasse na empresa, que abençoasse os diretores e líderes e os capacitasse a fazer o trabalho com excelência. Gradualmente, colegas de trabalho, incluindo muçulmanos, começaram a pedir orações por suas necessidades pessoais. José se lembra de uma pessoa em particular que pediu uma oração e o resultado foi frutífero.

“Uma das pessoas que pediu oração estava muito angustiada com a grave doença de seu pai, que morava nas Filipinas. Nós a acompanhamos por vários meses em oração. Eventualmente, seu pai morreu, mas ela começou a frequentar nosso grupo por causa do apoio que sentia para as orações, mesmo não sendo evangélica. Mas ela não veio sozinha; ela trouxe outro companheiro católico e, em pouco tempo, tínhamos quatro novas pessoas orando conosco. Nossas orações eram de um estilo diferente do que estavam acostumados. Como os novos companheiros também eram filipinos, recomendei que os crentes filipinos iniciassem um grupo de estudo bíblico em seu idioma em sua casa com material de discipulado que eu emprestei e ensinei a eles. Eles nunca haviam discipulado ninguém, mas seguir um guia os ajudou a tentar”.

Quando esses estudos começaram, duas das mulheres católicas aceitaram Jesus e rapidamente envolveram seus maridos, e assim esses dois novos casais começaram a frequentar a igreja evangélica filipina. Como é comum entre os filipinos dividir apartamentos com vários parentes, essas duas mulheres pregaram para primos e sobrinhos e, de repente, não havia mais cinco pessoas no grupo doméstico, mas 20 adultos estudando a Bíblia semanalmente.

Uma semente que floresceu em unidade

 

José e sua esposa visitaram o grupo filipino várias vezes, ensinando a Palavra de Deus como convidados. Esse pequeno grupo se transformou em uma igreja em crescimento, com cerca de 20 famílias, que continua a se expandir. Mas o pequeno grupo de oração na empresa ainda está ativo, como José comenta: “O grupo de oração do escritório ainda está operando mesmo depois que eu deixei a empresa. Outros cristãos se juntaram, alguns dos quais vêm para a mesma igreja internacional conosco. Há pessoas da Etiópia, Canadá, Egito, Índia, Filipinas, etc.

A semente plantada por José e seus colegas filipinos floresceu, criando uma vibrante comunidade de fé que transcendeu as barreiras culturais e religiosas, unindo pessoas de diversas nacionalidades em oração e adoração.

*Nome alterado

Lucie

Levado pela oração

Levado pela oração Som testemunhou como a oração realiza milagres na vida das pessoas e espera ver mais crentes encorajados e fortalecidos por meio dela.

Leia Mais »

Alimentando amizades

Alimentando amizades Panamá As refeições são uma parte importante da construção de relacionamentos entre a população hindu no Panamá. Seja em um restaurante, tomando uma

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.