A busca pela
verdade na vida

Quando teve que enfrentar vários problemas e obstáculos, todos aqueles ensinamentos Budistas que aprendeu ao longo de sua vida tiveram pouco impacto nas situações. Foi somente quando ele encontrou Jesus que a sua vida mudou.

O Budismo tem exercido um papel importante na sociedade Tailandesa por séculos. Ele é a religião principal atingindo 95 % da população. O Budismo Tailandês é uma ramificação do Budismo Theravada, que é o ramo sobrevivente mais antigo do Budismo. Ele foi introduzido na Tailândia no início do período Ayutthaya , já fazem 300 a 700 anos. O Budismo é entretecido na Cultura Thai através dos muitos locais de culto Budistas. Os templos são importantes centros comunitários, locais aonde acontecem as cerimônias religiosas e também é um local de ensino; ensino da religião e cultura. Podemos adicionar a isto o fato de que a Arte e a Arquitetura tailandesas tem uma forte inspiração na arquitetura dos templos, e, por toda parte, encontramos imagens de Buddha nos murais e nas casas. Boaz p. ( Tailandês) passou 3 anos servindo a bordo do Logos Hope, um dos Navios da OM. Neste artigo ele reflete suas experiências crescendo em uma família Budista.

Eu nasci em uma família fortemente Budista. Minha mãe me ensinou a crer e seguir os ensinamentos de Buddha. O principal objetivo da vida dela era tentar fazer muitas coisas boas para conseguir amenizar os efeitos do karma que iria acontecer no futuro, inclusive em uma outra encarnação.

Eu tive a oportunidade de ser ordenado Monge quando eu tinha 25 anos de idade para melhor aprender os ensinamentos de Buddha. Muitas famílias tailandesas acreditam que um dos filhos deve ser ordenado monge pelo menos uma vez na vida para poder assim levar os seus pais para o Céu. Isto é considerado de grande valor. E ter nascido homem, e poder ser ordenado monge, é considerado um privilégio na Tailândia de acordo com a crença de nossa cultura. Eu fui ordenado por 3 meses e passei este tempo aprendendo os ensinamentos de Buddha e procurando o significado da vida. 

Entretanto, quando eu enfrentei vários problemas e obstáculos, aquilo que eu havia aprendido dos ensinos Budistas não me ajudou a resolver as situações. E eu passei a buscar suporte espiritual em várias coisas. Passei a adorar imagens e objetos sagrados esperando que eles pudessem me ajudar a melhorar a minha vida. Muitos tailandeses , em geral, buscam por milagres divinos ou imagens famosas – não importando a qual religião esses milagres ou imagens pertençam – esperando que encontrarão nisto a solução dos seus problemas. Esta é uma crença que tem sido enraizada na sociedade Thai por um longo tempo.

O que eu descobri é que estas coisas não podem dar firmeza em nada. Elas me davam esperança por um período de tempo mas não proporcionavam estabilidade na vida, nem física, nem mental. Mas, vejam só, cada problema e desafio na minha vida que eu tinha que enfrentar foi resolvido e as coisas melhoraram quando eu encontrei Deus através da leitura das Escrituras, e eu achei a Verdade da Vida através dos ensinamentos de Deus. Minha vida começou a mudar de dentro para fora e a minha família começou a sentir esta mudança.

Tornar-se o primeiro Cristão da família não é coisa fácil dentro da cultura dos devotos tailandeses. Os Cristãos tem que ter uma vida completamente diferente daqueles que estão em torno de si, incluindo a nossa família; entre os amigos e também no trabalho. Eu me agarrei aos ensinos de Jesus quando encarei as muitas perguntas, dúvidas e julgamentos das pessoas ao meu redor. E eu creio que hoje, provavelmente, as coisas não estão diferentes para os novos Cristãos que tem que enfrentar estas perguntas e dúvidas. Mas quando nós nos agarramos a verdade que está nos ensinamentos de Jesus, nós seremos testemunhas para os outros. A minha mãe e minha família estão começando a entender que Deus existe, mas ainda deve levar um tempo até que eles compreendam e creiam profundamente.

Jesus é a Resposta 

O Cristianismo tem um importante papel na vida de um bom número de jovens que tem se chegado a Cristo por meio de relacionamento com outros cristãos, com Igrejas e com organizações Cristãs. Eles veem o cristianismo como um alicerce que lhes trás sentido para a vida e que os ajuda a enfrentar as dificuldades da vida com a compreensão do que está acontecendo e com força para enfentar.

Alguns fatores que mantém os jovens Cristãos comprometidos com suas crenças e Fé incluem as experiências pessoais com o amor e a misericórdia de Deus. Eles recebem a ajuda de Deus para resolver os seus problemas na vida. Eles recebem o carinho e o conforto de Deus em face da adversidade. E também quando são criados em uma família Cristã forte em seus princípios. E também participam de comunidades e escolas nas quais podem aprender mais e se aprofundar nas doutrinas Cristãs.

Os jovens Cristãos da Tailândia estão tentando se adaptar e lidar com as mudanças que estão acontecendo devido a tecnologia e globalização buscando maneiras de apresentar o Cristianismo de uma maneira moderna e acessível para atrair ainda mais jovens para o Evangelho. Por exemplo, desenvolvendo Mídia Cristã moderna e criativa, programando atividades interessantes, e também oferecendo aconselhamento e assistência para jovens que enfrentam problemas em suas vidas.

Junte-se a nós nas orações pela Tailândia. Ore para que os seguidores de Jesus sejam luz nas suas comunidades. Ore pelas Igrejas e Organizações Cristãs em seus projetos para alcançar a Tailândia. Ore para que,  aqueles que estão buscando respostas e paz duradoura, olhem para Jesus.

Lucie

Semana transcultural no Reach!

Semana transcultural no Reach! Imagine-se sentado à mesa, rodeado por aromas sedutores e pratos exóticos. De 15 a 19 de abril, mergulhamos em uma experiência

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.