Lamentando com aqueles que sofrem

Os parceiros da OM se colocaram ao lado daqueles que estão sofrendo com as imensas perdas após o terremoto de 08 de setembro de 2023.

Logo depois do terremoto de 08 de setembro no Marrocos, os parceiros da OM começaram a entregar ajuda e a entender quais eram as necessidades do povo que estava nas vilas destruídas nas montanhas.

Um grupo de avaliação foi enviado por uma estrada na montanha para ver até onde poderiam viajar para levar o auxílio. Chegaram a um ponto aonde tiveram que estacionar o veículo na beira da estrada. E isto não foi porque a estrada acabava ali. Na verdade, o que eram casas 36 horas antes haviam descido montanha abaixo, e agora eram uma imensa massa disforme de destruição empilhada ali no que era a estrada. Esta visão de uma montanha de escombros ficou ainda mais terrível! Pequenos grupos de pessoas trabalhavam com as mãos , com pás , com enxadinhas , martelos e machados; e quaisquer coisas que se parecessem com uma ferramenta, para tentar encontrar amigos e familiares enterrados naquela massa de terra e pedaços de construção. Tragicamente, esta era essencialmente uma busca apenas pelos corpos; e a cada novo corpo sem vida encontrado logo era feita uma pequena cerimônia, o corpo era colocado em uma cova rasa, e uma pedra com seu nome era colocada em cima da sepultura.

Querendo fazer o melhor nesta situação, cuidando das necessidades mais urgentes visando manter o mínimo necessário para continuar a vida naquela vila, os membros da equipe olharam em volta e viram que o pequeno prédio aonde ficava a bomba d’água estava semi-destruído. As paredes estavam caídas e a preocupação era saber se a torre d’água havia sido atingida também. Neste momento, dois homens passaram em uma motocicleta em direção à vila destruída com uma marreta na mão. Um colega da OM, Michael*, parou os dois e perguntou se eles sabiam se a bomba d’água ainda estava funcionando apesar dos danos no prédio.

A resposta a esta pergunta nunca ficou clara, pois o homem Marroquino, Rachid*, estava em frangalhos e completamente desesperado, suspirando muito forte e quase perdendo a respiração. A maioria da sua família tinha morrido, e ele estava agora de volta, com aquela marreta, para tentar cavar e encontrar a sua esposa e suas duas filhas de debaixo de uma parede que havia sido a frente de sua casa. Michael chegou-se para perto daquele homem e lhe deu um abraço. Rachid o abraçou forte e suspirou incontroladamente por alguns minutos, deixando a sua tristeza correr junto com suas lágrimas.

Um pouco depois, depois de ter analisado melhor como conseguir ajudar a comunidade e identificando o que poderia ser feito nos próximos dias, o time viu Rachid, com sua marreta, tentando quebrar com a força que lhe restava o concreto e os tijolos para tentar encontrar o restante de sua família. Ele parou para descansar um pouco e caiu de novo chorando e soluçando nos braços do Michael.

Os parceiros da OM no Marrocos continuam a levar alívio e se conectam com homens e mulheres na mesma situação que Rachid, que foram impactados pelo Terremoto e precisam de apoio e cuidado. Com o pesado inverno que está para chegar em breve, a OM vai investir um tempo trabalhando nas comunidades com as quais eles tem um bom relacionamento para construir abrigos temporários e oferecer suporte social nos locais aonde outra solução não for possível.

Continue a orar para que Deus possa trazer conforto e cura da maneira que somente ELE pode dar, para o Rachid; e para todos aqueles que estão em luto e dor.

* – nomes alterados

Lucie

Semana transcultural no Reach!

Semana transcultural no Reach! Imagine-se sentado à mesa, rodeado por aromas sedutores e pratos exóticos. De 15 a 19 de abril, mergulhamos em uma experiência

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.