Alcance geracional do evangelho

FILIPINAS | POR SARAH ATSU

Heart acredita que grande parte de viver uma vida centrada no evangelho é a disposição de renunciar aos seus próprios desejos como um sacrifício diante de Deus.

Heart Lim em breve deixará sua casa e família nas Filipinas para compartilhar o amor de Cristo com o povo do Japão. Seguindo o modelo de seus pais Philip e Levi, Heart decidiu entrar em uma vida missionária aos 21 anos.

Uma vez no Japão, Heart participará de um treinamento de três meses com OM para ajudar a prepará-la e apresentá-la à cultura japonesa. O compromisso de Heart com as missões não começou com o Japão. Tudo começou muito antes com o exemplo de seu pai e sua mãe e uma simples oração em seu nascimento.

 

O apelo de Philip à mobilização

 

Philip iniciou o ministério de tempo integral aos 19 anos. Depois de se casar com Levi, alguns anos depois, eles formaram família e se estabeleceram na cidade de Cebu. Lá, eles construíram um negócio familiar e Philip serviu como pastor na igreja próxima.

Justamente quando as coisas estavam começando a prosperar na cidade de Cebu, Philip tomou conhecimento de pastores e trabalhadores missionários em áreas remotas de seu país que precisavam de alguém para ajudar a discipular sucessores para liderar a próxima geração de crentes.

“Tínhamos um negócio e, claro, uma igreja na frente da nossa casa”, lembrou Philip. “Então, o ministério e os negócios ao mesmo tempo estavam indo muito bem. Desistimos de tudo isso.”

Heart explicou que seus pais se especializaram em treinamento e discipulado e lembrou-se deles orando para que o Senhor fornecesse alguém para treinar trabalhadores missionários para irem às áreas menos alcançadas do país. “E então, o engraçado é que o Senhor os chamou”, disse Heart.

Quando Heart tinha 14 anos, sua família mudou-se da cidade de Cebu para Palawan, uma área isolada em uma ilha vizinha. Philip iniciou um centro de treinamento focado especificamente na formação de obreiros locais para equipar a próxima geração de pastores e líderes religiosos.

Crescendo como filha de trabalhadores missionários

 

Embora seus pais fossem apaixonados pela mobilização entre culturas, Heart disse que nunca foi algo que eles forçaram a ela ou a seus irmãos, embora tenham incutido a importância de cada pessoa servir ao Senhor à sua maneira – mesmo que isso parecesse diferente de como os Lims viveu esse valor.

Philip e Levi queriam que seus filhos tivessem um coração voltado para aqueles que não conheciam Jesus e incorporassem essa paixão em suas vidas diariamente. Às quartas-feiras, a família realizava noites de oração focadas em orar por países ao redor do mundo. Uma noite, eles aprenderam sobre o Japão.

Enquanto seu pai lia sobre o país, Heart ficou comovido com o que ouviu.

“Sempre fui fascinada pelo Japão. Eu assisto os filmes deles. Eu ouço suas músicas e exploro sua cultura, tudo por diversão. Mas então ele leu que há menos de um por cento de cristãos em toda a sua população, o que chamou minha atenção”, disse Heart.

Por causa daquela noite de oração, Heart decidiu ser uma das pessoas que Deus poderia usar para compartilhar Seu amor com o povo do Japão.

“Ao crescer, percebi que meus pais não tinham problemas em dizer sim a Deus e isso me inspirou a também dizer sim a tudo e onde quer que Deus me chamasse”, disse Heart.

Heart acredita que grande parte de viver uma vida centrada no evangelho é a disposição de renunciar aos seus próprios desejos como um sacrifício diante de Deus. Ela comparou a ideia à história de Abraão disposto a sacrificar seu único filho, Issacc, quando Deus lhe pediu.

“Acho que essa seria a lição mais importante que aprendi com meus pais. Na vida, [nós] temos diferentes Isaacs em diferentes fases”, disse Heart.

Enquanto Heart se prepara para o Japão, ela entra com a mente aberta para saber como Deus a usará. Ela explicou que a cultura japonesa é geralmente fechada ao cristianismo e que espera usar a sua carreira para partilhar o evangelho com pessoas que podem não estar abertas a falar com alguém com o rótulo de “missionário”.

Inspirado para mobilizar

 

Heart busca em seus pais um exemplo de como é o verdadeiro compromisso com o evangelho, mas para Philip, a jornada da paternidade nem sempre foi um caminho fácil.

Philip não teve uma figura paterna enquanto crescia e “não tinha nenhuma referência” de como seria um pai piedoso. Quando ele e sua esposa tiveram Heart, ele se encheu de perguntas: “Será que eu realmente sei o que vou fazer? O que é paternidade? Estou pronto para isso?

Ele recorreu à Bíblia para encontrar respostas. Enquanto lia, de repente lhe ocorreu: “’Espere um minuto, na verdade tenho um pai. Só que não O vejo como físico.’ Meu Pai celestial, isso se tornou minha referência”, explicou Philip.

Philip disse que sempre tentou o seu melhor para pastorear seus filhos, discipulando-os diariamente e trazendo-os consigo em viagens ministeriais. Levi lembrou a Philip como é importante para ele viver sua fé enquanto seus filhos o admiram.

“Quando vi [Heart] pela primeira vez e a segurei em minhas mãos, imediatamente disse: ‘Bem, não sei o que vou fazer, mas Deus, faça o que quiser com esta criança. Vou tentar o meu melhor para ajudar [Heart] a se tornar alguém que você deseja que ela seja.’”

Agora, Deus está respondendo a essa oração de Heart enquanto ela se propõe a compartilhar o amor de Cristo no Japão.

Embora Philip tenha dito que é difícil liberar sua filha para missões, ele acrescentou: “se este é realmente o chamado de Deus, então [ela está] em boas mãos… Melhores mãos que as minhas”

Philip encontra muito encorajamento no fato de que Deus, como seu Pai Celestial, o protegeu durante todo esse tempo e ele sabe que o mesmo acontecerá com seus próprios filhos.

“Nós simplesmente a entregamos ao Senhor e estamos entusiasmados para ver como Deus a usará.”

Por favor, ore por Heart para que “o fogo em seu coração nunca se apague” e que Deus a use para alcançar muitas pessoas com o evangelho.

Lucie

Levado pela oração

Levado pela oração Som testemunhou como a oração realiza milagres na vida das pessoas e espera ver mais crentes encorajados e fortalecidos por meio dela.

Leia Mais »

Alimentando amizades

Alimentando amizades Panamá As refeições são uma parte importante da construção de relacionamentos entre a população hindu no Panamá. Seja em um restaurante, tomando uma

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.