Boas novas em tempos de crise

Oriente médio e Norte da África
História de Darius

Em 2023 esta região do Oriente Médio e do Norte da África passou por várias crises. Desde os desastres naturais até guerras em larga escala. Mesmo assim os trabalhadores do Evangelho continuaram a trabalhar em situações inesperadas.

Crises atrás de crises dominavam as manchetes a respeito desta área do Norte da África e Oriente Médio (MENA) em 2023: A explosão de uma Guerra Civil no Sudão, O violento conflito entre Israel e o Hamas em Gaza, Um terremoto, Uma inundação, e a crescente perseguição aos cristãos no Norte da África. E junte-se a isto uma agitação contínua na Península Arábica, Oriente Próximo e o Norte da África.

Esses conflitos, desastres naturais e crises humanitárias estão afetando milhões de pessoas nesta região do globo que já é naturalmente muito agotada. O custo humano é alto. Nesta situação de sofrimento aonde parece não haver esperança, é natural que todos sinam um peso no coração. Neste local com tanto sofrimento, como será que Deus irá atuar através desses acontecimentos?

OM tem ouvido, recentemente, dos líderes que trabalham nesta região da MENA; que, enquanto eles continuam enfrentando estas crises com frequência, eles são também encorajados ao ver como O Senhor está chamando pessoas para si mesmo.

Abertura para o Evangelho
Tom, que é o líder do trabalho da OM na MENA, está em contato com uma equipe que analisa estatísticas no Sudão. Este é um país que, no passado, enfrentou 30 anos de guerras e conflitos. O conflito mais recente começou em 15 de Abril de 2023. Os últimos números nos dão conta de que 8 milhões de pessoas já foram deslocadas de suas casas; sendo que 1 milhão e meio fugiu do país. É estimado que 15.000 civis já perderam suas vidas, e mais da meta da população está vivendo na luta para obter água potável, alimento, combustível e remédios. Nesta situação tão crítica, Tom perguntou para o seu colega Ahmed,”Porque você não se muda com a sua família para uma outra cidade aonde a vida e as comunicações estão um pouco melhores?”
Ahmed respondeu, “Minha casa anda cheia de famílias muçulmanas que estavam fugindo para a capital, e elas acabaram achando um refúgio em minha casa no meio desta viagem. E eu tenho muitas oportunidades de levar o evangelho para corações abertos, como eu nunca tive antes! Eu nem penso em ir para qualquer outro lugar agora. As portas estão abertas aqui !”

Desde que a guerra iniciou em 07 de Outubro entre o Hamas e as forças de Israel, os OMers em Israel descobriram uma nova abertura nas conversações a respeito de Deus e da fé entre aqueles com quem tem contato – Judeus , Árabes e visitantes Estrangeiros – e também sentiram que seu relacionamento e contatos com as populações locais, que já conheciam, ficaram mais fortes e com maior abertura e amizade. Os pequenos grupos continuam a se encontrar e estão crescendo. Utilizando os 21 Estudos Bíblicos de Descoberta (DBS) eu tem em mãos, as equipes estão trabalhando. Neste aperto em que estão vivendo Deus os encorajou com a decisão de duas mulheres de seguir a Cristo.

Em uma outra área diferente do Oriente Médio, as equipes parceiras da OM relatam um aumento de 100% na quantidade de Batismos em comparação com o anos anterior. Este grupo de Cristãos locais compartilha que não apenas houve decisões de indivíduos para o Batismo; mas também há famílias inteiras que foram batizadas.

Alívio em meio aos desatres
O fato de muitos desastres naturais terem ocorrido em 2023 abriu oportunidade para os Cristãos criarem um maior contato com suas comunidades, de uma maneira diferente!
Em uma área que estava seriamente destruída pela guerra, um pastor fez um apelo para que os membros da sua Igreja abrissem as portas da Igreja para oferecer ajuda. A ideia era preparar refeições e servir a comunidade próxima, que é na sua maioria de Muçulmanos e Kurdishis. A princípio os membros da Igreja estavam com medo, mas logo perceberam que isto criou uma abertura sem precedentes entre seus vizinhos. Aqueles que nunca antes tinham aceitado nem entrar na Igreja, agora estavam agradecidos de ir até lá e receber hospitalidade e cuidados. Um senhor Muçulmano ficou tão tocado pelo amor e generosidade dos seguidores de Jesus que foi falar para o pastor: “ Vocês não apenas alimentaram o meu corpo. Vocês alimentaram o meu coração.”
Por acusa deste esforço da Igreja para alcançar a vizinhança, o pastor nos relata que pelo menos 20% dos que receberam ajuda, voltaram à Igreja para participar dos cultos.

Distante dali, em outra comunidade, a OM seus parceiros focaram em ajudar nas necessidades dos que vivem em vilas remotas. “ foi encorajador ver como os Cristãos e Muçulmanos se voluntariaram para trabalhar juntos, sem descanso, e sem parar por vários Dias.”, nos conta Darius. “Isto criou relações mais profundas entre os membros da comunidade e propiciou que houvesse conversas sobre assuntos espirituais entre os voluntários.”
“ Nós podemos ver como o Espírito Santo trabalha quando as pessoas podem ver Jesus em nossas vidas. Tanto a abertura para as coisas espirituais, quanto a sua fome são evidentes. Há muitos que veem estes desastres como uma maldição que Deus envia. Mas, no geral, isto se tornou uma avenida para as bençãos chegarem, abrindo as portas para relacionamentos duradouros nas cidades e vilas, trazendo boas oportunidades para compartilhar a bondade e o amor de Deus.”

Conexões através das Artes
Vivendo em uma região em turbulência e com perseguição religiosa, pode ser difícil encontrar maneiras de se conectar com pessoas para as quais SOBREVIVER é sua maior preocupação. Já faz muitos anos que OMers tiveram a ideia pioneira de utilizar os ministérios com Artes para conseguir vencer as barreiras.
“O que começou como um pequeno projeto individual tem agora, despois de passar por muitos desafios neste meio tempo, um crescimento que coloca as Artes como uma das melhores estratégias para atingir os objetivos.” Nos conta David.
“ Através das Artes nós achamos muitos caminhos para fazer parcerias com associações locais. Nós procuramos inspirar e desenvolver a criatividade entre aqueles que, via de regra, são negligenciados e deixados de lado nas comunidades em que residem. E o resultado positivo a nosso favor é que a nossa credibilidade cresce muito entre eles, pois nós lhes damos valor. A nossa amizade com os artistas, que normalmente tem a mente mais aberta, abrem portas para compartilhar a nossa fé.
‘O ministério através das artes está sendo tão eficaz nesta área que a nossa equipe agora tem uma parceria com a Inspiro Arts Alliance. O ministério de Artes da OM está oferecendo agora um curso de 3 meses. O objetivo é treinar artistas que irão aprender como usar as suas habilidades para alcançar as pessoas na região da MENA.”

Boas novas em tempos sombrios
“Conforme o sofrimento em nosso mundo aumenta , assim também aumenta a busca por Cristo.” Compartilha TOM. “Nós estamos vendo que mais e mais Muçulmanos estão ficando desiludidos com o seu sistema religioso e com seus líderes religiosos. Muitos estão querendo se ver livres desta religião organizada nestas bases, e assim nós podemos ver uma abertura maior para ouvir a mensagem de Jesus.”

História de Darius
Boas novas em tempos de crise
Oriente médio e Norte da África
Por KATE TORETTI

admin

Semana transcultural no Reach!

Semana transcultural no Reach! Imagine-se sentado à mesa, rodeado por aromas sedutores e pratos exóticos. De 15 a 19 de abril, mergulhamos em uma experiência

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.