Disponíveis e desejosos

Oriente Médio e norte da África
História de D
avid e Jonna

Havendo morado no Oriente Médio e no Norte da África ( MENA) quando tinham os seus 20 ou 30 anos, a região não era nova para David e Jonna quando voltaram morar alí em 2021. Agora já estavam na faixa dos 50 anos depois de ter visto seus filhos crescerem. 

Eles não imaginavam o que iriam encontrar pois tanto toda a região quanto eles mesmos haviam mudado muito; e, também, o modo como as pessoas interagiam com eles tinha mudado. “ Nós não éramos mais os jovenzinhos que precisavam de ajuda para encontrar alimento e que precisava ser recebido em suas casas”, comenta David, “De uma hora para outra as pessoas olhavam para nós como se fossemos moradores de longo tempo ali, tendo as nossas próprias vidas e, por isto, não devíamos ser perturbados a não ser que pedíssemos socorro.”

Essas mudanças criaram sérias dificuldades em estabelecer relacionamentos. 

“ Nós nos encontrávamos com pessoas de nossa idade, e muitos deles estavam muito arraigados em seus próprios pensamentos. Eles começavam a orar porque estavam já ficando mais velhos, e se preparavam para morrer. Eles queriam viver como Muçulmanos que oravam muito em preparação para ter uma boa morte. Eles não tinham a mente aberta para ouvir outras ideias e nós estávamos lutando para saber o que poderíamos fazer. Como podemos alcança-los?!?” David relembra.

Quando eles chegaram, a cidade de mais ou menos 100.000 habitantes não tinha nenhum Cristão – nem nativo e nem estrangeiro.
Familiares com a situação de serem pioneiros no campo missionário o casal não ficou perturbado; mas, mesmo assim, eles precisaram se acostumar com a cidade. “Algumas vezes nós saíamos andando olhando um para o outro e para o povo e pensávamos: ‘O que é que nós estamos fazendo aqui?’” Jonna se lembra. 

“Como é que nós iremos ter relacionamentos significativos nesta sociedade?” 

A resposta estava nos talentos e dons que Deus havia dado para eles. Combinando Arte, Música, Administração e um genuíno interesse pelas pessoas, as oportunidades foram surgindo para que o casal se conectasse com as pessoas ao seu redor.
“ A cidade em que nós viemos viver não é a cidade mais excitante; não é a cidade aonde se consegue resultados rapidamente. É uma cidade conservadora. Não é uma cidade conhecida por ter pessoas de mente aberta – e também não é famosa por ter pessoas que amam as artes.” Conta David. Ainda assim, os interesses do casal acabaram abrindo portas para conectar com os habitantes locais. Eles ganharam a confiança das pessoas e esse relacionamento permitiu que eles compartilhassem o evangelho.

Jonna nos diz que “pessoas criativas tem uma maior tendência para ‘pensar diferente’ daqueles que estão ao seu redor. E assim nós fomos em busca deste tipo de pessoas.”

“As pessoas criativas também são aquelas que tem maior possibilidade de mudar as suas próprias vidas e mudar a sociedade que está em sua volta. E foi por isto que os artistas locais começaram a se interessar pelas novidades que nós apresentávamos. Nós encorajávamos a criatividade deles porque isto era coerente com as suas ambições de desenvolver a sociedade aonde estavam vivendo.” David explica.

Conversas
Certo dia , um amigo artista convidou David para tomar um café com mais alguns amigos. A conversa tocou em vários assuntos e acabou caindo na análise da cultura Ocidental e no Cristianismo. Todos eles concordaram que os Cristãos eram muito tolerantes pois Jesus lhes havia ensinado a dar a outra face. David se lembra que “ esse grupo de 5 homens ficou discutindo a respeito do Cristianismo por uns 15 minutos! E eu fiquei quietinho ali; só ouvindo.”

Quando a conversa foi se encerrando entre eles, David perguntou se ele poderia compartilhar os seus pensamentos a respeito, afinal, ele era o único Cristão ali naquela mesa.
Todos concordaram.
Ele compartilhou que, enquanto crescia ele era bastante religioso, mas percebeu que a religião em si não é a resposta para a vida; o que faz real diferença é ter uma relação pessoal com Deus, e, a partir desta relação ter a Habilidade de receber e dar perdão.

“Eu compartilhei como a minha vida foi transformada pelo poder do perdão.” Nos conta David. “ E conforme eu ia falando aqueles homens iam concordando comigo, dizendo ‘ Muito bom. É isso que nós estamos precisando ouvir a respeito de perdoar aos outros; é isso que nós precisamos em nossa sociedade: Pessoas que perdoem as outras.”

Aquele artista, Sami se tornou um amigo. Em David ele encontrou alguém que o respeitava, que dava valor as suas crenças sem zombar delas, e que estava aberto a conversar a respeito da fé, das dúvidas que surgiam, e qualquer outra coisa que viesse em sua mente. Vivendo em uma sociedade Muçulmana conservadora – assim como muitos outros que David conheceu – Sami não podia dizer abertamente que era Ateu, e tinha que esconder esta parte de sua vida. “Eles estão tão perdidos, tão cegos que não conseguem encontrar nenhuma saída, nenhuma resposta.” Compartilha David. “ há alguns que decidem que a Religião não é para eles, que não funciona para eles; mas eles não rem nenhuma outra alternativa senão se considerarem a si mesmos como Ateus, mas, de fato, eles ainda tem fé em alguma coisa.”

Conversar abertamente sobre esses assuntos deu oportunidade para David e Jonna falarem sobre o amor de Jesus e lançar sementes que nós oramos para que um dia germinem nos corações.

Encontrando sementes já plantadas e plantando outras sementes
Nos dois anos em que David e Jonna estiveram nesta cidade eles acabaram fazendo diversos contatos e alguns amigos, mas somente alguns poucos que se interessaram a aprender um pouco mais a respeito da Bíblia. Um desse é o Tarek. E o casal ficou surpreso ao saber que eles não eram os primeiros que tinham falado de Jesus para ele. 

Tarek havia feito amigos Cristãos pela Internet, e eles compartilhavam a sua fé com ele. Eram sementes que estavam endo plantadas em seu coração. Quando alguns jovens visitaram David e Jonna eles encontraram com Tarek, que estava curioso para saber como os Cristãos agiam na vida real – ver as suas ações e as suas palavras – e o comportamento deles foi coerente com o que os seus amigos Online tinham lhe falado a respeito do Cristianismo. 

Essas interações com Cristãos – virtuais ou pessoalmente – plantaram sementes na vida de Tarek, nutrindo a sua curiosidade e dando abertura para a mensagem do evangelho. E ele não era o único! Graças a tecnologia que se desenvolveu rapidamente no mundo globalizado; mesmo as pessoas que vivem em lugares afastados e não alcançados podem ter acesso a Bíblia e a seguidores de Jesus como nunca foi possível antes da Internet. Encontrar Tarek, que já conhecia Online a mensagem da Bíblia foi uma surpresa; mostrou que Deus já estava trabalhando antes deles chegarem, e David e Jonna descobriram que um meio eficaz de alcançar as pessoas com o Evangelho era estar sempre disponíveis e desejosos.

Disponíveis e desejosos
Recentemente David saiu para dar um passeio e acabou se encontrando com duas novas pessoas e tomando café com elas. “ Não é como eu havia planejado o meu dia.” Ele conta. “Eu tinha planejado trabalhar em meu planejamento durante toda a manhã. Mas eu senti que a administração poderia esperar; era melhor eu sair e estar com as pessoas.”

Ainda que uma volta no quarteirão pudesse durar apenas uns 5 minutos, David decidiu não ter pressa e nem ficar olhando o celular. Ao invés disto ele se colocou aberto aonde Deus o dirigia e o que Deus estava preparando. No final da manhã ele voltou para casa cheio de café com o contato daqueles dois homens que ele tinha encontrado. 

Jonna nos explica que “ Muitas vezes tudo acontece quando, simplesmente, seguimos a nossa vida normal e, dentro de nossa rotina, achamos oportunidades de encontrar pessoas. Para mim, por exemplo, estar disponível e desejosa está ligada 100% com meus afazeres do dia a dia, mas fazendo tudo com o objetivo de ter interação.” Este modo de pensar transforma as caminhadas para relaxar em uma oportunidade de orar pelas pessoas e as idas ao mercado se transformam em outras oportunidades de aceitar convites para encontrar depois com esses comerciantes que muitas vezes nos convidam para visita-los. 

As pessoas são, na maioria das vezes, gentis com os estrangeiros e interessadas em conhece-los. David explica “ O importante é ter a mente aberta e ter uma aparência tranquila. Eu sei como posso fazer aquela cara de que estou muito ocupado, e aí ninguém irá querer se aproximar de mim. Mas eu também sei como parecer bem tranquilo; e então alguns podem vir conversar comigo. Isto é uma atitude. E não é a atitude dos outros que é um problema; é a minha atitude ! Como é que eu me comporto quando ando na rua ou passo por uma loja?”

Deus prepara o caminho
Davis e Jonna se conheceram no país em que estavam servindo, e nenhum dos dois era desse país. Eles se apaixonaram, se casaram e tiveram filhos; tudo isto enquanto espalhavam o amor de Cristo entre aqueles que estavam ao seu redor. 

A família não pode permanecer naquele país por diversas razões, e, depois de 15 anos passados ali, eles partiram. Mas não foram muito longe… ficaram morando em países próximos na região. Algumas vezes eles também viajaram e ficaram um tempo na terra natal do David, e ali continuavam a espalhar a mensagem de Cristo entre o povo do MENA que morava lá. 

Jonna se lembra que sempre diziam que, um dia, eles voltariam para aquele país.

Os anos se passaram, os filhos cresceram, e o desejo de retornar se mantinha. Depois de uma visita em 2019, David e Jonna sentiram que era o tempo de iniciar os preparativos para voltar para aqiela região. 

Relembrando a sua jornada, Jonna fala, “Deus está sempre preparando você para a próxima situação que irá chegar. Você percebe isto muito bem enquanto é jovem, mas, quando você já está idoso, você fica com um tipo de pensamento> Já Cheguei! Mas não! Deus ainda está preparando tudo o que vem pela frente. A cada pequena ocasião em que damos um novo passo adiante, em qualquer coisa que Deus está pedindo que realizemos – UAU – Deus já preparou aquilo para nós! O final da história ainda não foi escrito, não importa em que fase da vida você está.”

Agradeça a Deus pelas sementes que Ele está plantando nos corações. Ore para que os Cristãos estejam disponíveis e desejosos para interagir com as pessoas que ainda não conhecem a Jesus. E ore pelos trabalhadores como David e Jonna que estão trabalhando entre os povos menos alcançados ao redor do mundo. Ore para que tenham perseverança, criatividade e relacionamentos significativos com as pessoas.

 

História de David e Jonna
Disponíveis e desejosos Oriente Médio e norte da África

Por RJ REMPEL

admin

Semana transcultural no Reach!

Semana transcultural no Reach! Imagine-se sentado à mesa, rodeado por aromas sedutores e pratos exóticos. De 15 a 19 de abril, mergulhamos em uma experiência

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.