No Sahel, o compartilhamento eficaz do evangelho ocorre quando as pessoas locais são treinadas para discipular aqueles com quem dividem uma cultura. E é exatamente isso que Aziz* e Alia* estão encontrando novas formas de fazer. 

Tal como o árido deserto do Saara, ao norte, a região do Sahel é árida e tem uma sede desesperada pelo evangelho. Estendendo-se pelo Mali, Burkina Faso, Chade, Mauritânia, Níger, Nigéria, Eritreia, Etiópia, Senegal e Sudão, cada país possui a sua própria cultura de beleza única. No entanto, algo está faltando. Dos dez países que compõem o Sahel, sete são de maioria islâmica e oito têm uma população evangélica inferior a 5%*. As estatísticas falam de uma região sem a esperança de Jesus Cristo, mas Ele está trabalhando! 

O casal Aziz* e Alia* trabalham ao lado da OM no Sahel para envolver as comunidades e preparar os cristãos locais para ensinarem e compartilharem sua fé com outros. Ao trabalharem nos últimos dois anos na área, o casal percebeu a grande necessidade de discipulado entre os seguidores de Jesus. 

Alia explica que, porque anteriormente não havia discipulado para novos crentes, novas igrejas foram fundadas com base nos costumes e valores do Islã. Como os líderes da igreja não foram discipulados, a congregação também não foi discipulada, criando um efeito dominó, pois as crianças nascidas na igreja e os novos crentes também não foram discipulados e, incapazes de compartilhar a sua fé de forma eficaz, ou de explicar porque acreditavam em Jesus. Os cristãos também não se envolveram com as suas comunidades devido à falta de ministérios contextualizados que abordassem as necessidades específicas da região. 

Mas as coisas estão mudando. 

Alia e Aziz falam com entusiasmo ao explicar o impacto que Cristo está causando nesta região. A formação e a sensibilização da comunidade são agora prioridades. Estão sendo desenvolvidos ministérios que procuram dar resposta às necessidades específicas da área para mobilizar, formar e discipular os grupos de pessoas em todo o Sahel que, de outra forma, não interagiriam com o evangelho. 

“Deus queria que as pessoas conhecessem Sua Palavra diretamente”, explica Aziz, referindo-se a Lucas 1-10. “Então comecei a criar um ambiente onde posso encontrar as pessoas onde elas estão, e discutir a Palavra de Deus, e comecei a ver as pessoas se abrindo, e o trabalho começou a se multiplicar.” O discipulado assume diversas formas. Às vezes, é através do Discovery Bible Studying (DBS), que envolve crentes e curiosos, a se aprofundarem na Palavra. Aziz também mencionou o desenvolvimento de uma igreja móvel que permitirá que o discipulado seja levado àqueles que não têm a possibilidade de viajar. 

Aziz e Alia entendem a importância de os novos crentes aprenderem as Escrituras antes de qualquer outra coisa. Só depois de terem uma base bíblica sólida é que os discípulos são enviados às aldeias vizinhas para continuarem a partilhar as boas novas de Cristo. Mas Alia e Aziz também percebem que não basta que a Bíblia seja ensinada por qualquer pessoa. Para o Sahel, uma região que é tão coletiva e comunitária, o compartilhamento eficaz do evangelho ocorre quando as pessoas locais são treinadas para discipular aqueles com quem dividem uma cultura – habitantes locais aprendendo com habitantes locais. 

Por favor, ore pelo trabalho que está sendo feito no Sahel, especificamente para que mais recursos de treinamento estejam disponíveis para que Aziz possa ensinar e discipular novos crentes. Ore pelos ministérios das crianças, das mulheres e da agricultura; que estes possam crescer e que, através deles, ocorra a construção de relacionamentos. Ore para que o dinheiro necessário para o ministério da agricultura seja fornecido. Ore para que muitos mais seguidores de Jesus em todo o Sahel captem a visão de missões. 

*nome alterado 

Camila Babativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Semana transcultural no Reach!

Semana transcultural no Reach! Imagine-se sentado à mesa, rodeado por aromas sedutores e pratos exóticos. De 15 a 19 de abril, mergulhamos em uma experiência

Leia Mais »

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.